Tekô ︎ é uma empresa ︎ de investigação e criação ancorada no pensamento antropológico ︎.


Desde os anos dois mil desenvolvemos projetos ︎ para marcas, agências de comunicação, museus e órgãos públicos usando métodos qualitativos das ciências humanas: leituras de artigos especializados, descrições de cenários, análise crítica de big data, pesquisa de campo, entrevistas, debates, coleta e análise iconográfica, produção de material visual em fotografia e filmes. ︎

Criação e Coordenação


Paula Pinto e Silva, mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professora de Antropologia na ESPM, SP (MBA em Ciências do Consumo), professora convidada da Casa do Saber e da Escola N.


Especializada no tema Antropologia e Alimentação, é autora de Farinha, feijão e carne seca. Um tripé culinário no Brasil colonial (Senac, 2005), organizadora do livro Arte de Cozinha de Domingos Rodrigues (Senac, 2008) e diversos artigos sobre o assunto, publicados em jornais e revistas de grande circulação.

É membro fundadora do C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo, entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo pesquisar e difundir a culinária brasileira, a partir de um olhar renovador e criativo.(http://culinariac5.wordpress.com).

Co-criadora da Revista SEXTA FEIRA – Antropologia, Artes e Humanidades (Hedra/34), publicação voltada à interface da antropologia com as artes plásticas, publicidade, cinema e TV. 
(http://www.revistasextafeira.org)

Desde os anos 2000 dedica-se à pesquisa sobre a relação entre Antropologia e Consumo, tanto do ponto de vista teórico como do ponto de vista aplicado.